Esta semana apareceu a primeira flor de tomateiro!

Artigo pertence a: A varanda

Esta semana, na Horta Urtiga, apareceu a primeira flor de tomateiro completamente aberta o que é absolutamente fantástico. Para além desta boa notícia, a Courgette continua a crescer a olhos vistos e o Pimenteiro Padrón já começa a dar sinais evidentes que está preparado para começar a mostrar flores que, se tudo correr normalmente, se irão transformar em excelentes frutos.

Os pimenteiros vermelhos, amarelo e branco é que não estão com muito boa cara, como tenho vindo a dizer. No entanto, um destes pimenteiros, apesar das suas folhas murchas e aparentemente queimadas nas pontas, parece começar a, também ele, dar sinais de aparecimento de flores. Vamos ver!

Esta semana, abri também uma nova área no site da Horta Urtiga chamada O Baú da Horta Urtiga. Neste local pretendo partilhar dicas e informações que não ficam datadas e que podem ser mencionadas várias vezes nos artigos do parapeito da janela e da varanda.

As plantas estão assim:

Os tomateiros

Esta semana, como disse, apareceu a primeira flor de tomateiro completamente aberta. Foi por causa dessa flor que abri a nova área do site que mencionei em cima. No primeiro artigo dessa área, explico como polinizar as flores dos tomateiros.

Nunca é de mais lembrar que flores não polinizadas não dão frutos.

Coloco de seguida algumas imagens dos tomateiros plantados há 20 dias:

Os Pimenteiros

Os pimenteiros continuam em mau estado, excluindo o Pimenteiro Padrón.

Coloco de seguidas algumas imagens. Tem em atenção que o Pimenteiro Branco já veio com os pimentos das imagens, ou seja, está sem crescimento desde que chegou.

As Courgettes

As Courgettes já apresentam muitas folhas verdadeiras e aguardo ansiosamente que apareçam as primeiras flores.

Tenho tirado fotos muito próximas da planta mas hoje optei for afastar um pouco mais para veres o tamanho com que as folhas já estão a ficar. Esta planta foi colocada nesta caixa de cultivo há 20 dias atrás.

Courgette com folhas verdadeiras

Experiência com as alfaces

As alfaces estão a crescer muito bem e a densidade está bastante cerrada como eu esperava. Vamos ver como evoluem mas, para já e tendo em conta que coloquei as sementes nesta caixa de cultivo há 2 semanas atrás acho que estão ótimas.

Coloco algumas fotos de seguida:

O tempo na Horta Urtiga para a próxima semana

Na próxima semana vai estar bastante sol e não se espera chuva tão cedo. Apesar destas boas notícias a amplitude de temperaturas é muito elevada e não sei até que ponto as plantas vão achar piada a isso. Eu sei que não acho, e por isso é que estou constipado 🙂 . As temperaturas oscilam entre os 21º de dia e 10º à noite. Há um dia da próxima semana em que vão estar 7º durante a noite.

De qualquer forma, só o facto de não haver chuva e do sol começar a aparecer de maneira mais consistente já é uma excelente notícia. Na próxima semana cá estarei para te dizer como se comportou a Horta Urtiga e se algo interessante acontecer entretanto, digo-te 😉 .

Até ao próximo artigo!