Chuva, chuva e mais chuva… mas nem tudo é mau!

Artigo pertence a: A varanda

Esta semana foi muito chuvosa na Horta Urtiga, mas lá diz o ditado: Abril, águas mil.

Apesar de chuva e do frio, parece que finalmente os dias começam a ficar mais quentes e a horta agradece. Hoje até esteve um bom dia de sol que me permitiu tirar algumas fotos. Os pimenteiros não se deram nada bem com o tempo, mas as restantes plantas até se têm safado.

Faz hoje duas semanas que transplantei as mudas para as caixas de cultivo.

Os tomateiros

Esta semana apareceram os primeiros indícios de flores nos tomateiros.

Tomateiro com pequenas flores a começarem a aparecer

Os Pimenteiros

Como disse, os pimenteiros não se parecem dar nada bem com o frio. O que se tem dado pior é o Pimento Branco, as folhas estão com um tom verde muito claro e a planta não está com grande aspeto. O que se tem dado melhor é o Pimenteiro Padrón (partindo do princípio que é esse que está na caixa branca 🙂 ), inclusivamente já se começam a ver as primeiras flores a começar a aparecer.

Coloco de seguida uma imagem do Pimenteiro Padrón

Pimenteiro padrón

As Courgettes

As folhas das Courgettes continuam a crescer e o local onde vão aparecer as flores já se torna mais evidente. Acho que vai ser uma planta que vai ocupar mesmo muito espaço 🙂 .

Courgette com pequenas flores a aparecerem

Experiência com as alfaces

A semana passada fiz uma experiência com uma caixa de cultivo em que coloquei varias sementes de alfaces sem espaçamento. O objetivo é que as alfaces cresçam num aglomerado que depois, à medida que vou retirando folhas, permita às outras terem mais espaço para começarem a crescer, tendo dessa forma uma produção contínua durante bastante tempo. A intenção é esta, mas vamos ver como corre.

Durante esta semana as sementes germinaram. Coloco algumas fotos de seguida:

O tempo na horta urtiga para a próxima semana

A próxima semana terá  temperaturas máximas mais elevadas que a semana anterior. A média das temperaturas máximas vai estar nos 17º/18º e as mínimas em torno dos 10º. Amanhã, excecionalmente, vão estar 23º. Terça-feira a chuva regressa e promete ficar até ao próximo sábado.

Vamos ver como progride a horta urtiga durante a próxima semana.

Até ao próximo artigo!