As alfaces vão-se mudar em breve!

Artigo pertence a: O parapeito da janela

Esta semana o tempo esteve francamente bom e o parapeito da janela da Horta Urtiga é uma estufa sempre que lhe bate o sol.

O calor que tem estado, aliado ao maior número de folhas que as plantas já têm faz com que elas cresçam muito rapidamente de uma semana para a outra.

Faço a seguir um resumo das plantas que tenho neste momento no parapeito da janela:

Alface e Rúcula

Estas plantas fizeram dia 21 um mês que foram semeadas e acho que já estão prontas para serem transplantadas para outro lado. As alfaces, pelo menos, já estão com 5 folhas verdadeiras e normalmente costumo transplantá-las quando têm 4.

As 3 rúculas que se aguentaram (eram 6) não estão tão grandes como as alfaces e talvez tenham que esperar mais algum tempo para se mudarem, mas estão com bom aspeto.

Para a semana vão haver mudanças de certeza. Neste momento as plantas estão assim:

Gypsophila

Gypsophila está enorme e esta semana, como combinado, tentei encontrar alguma informação sobre quando deverá ser feito o transplante para um recipiente maior. Infelizmente não encontrei nenhuma informação, portanto, se souberes quando o transplante deve ser feito, agradeço que utilizes os comentários em baixo ou o formulário de contacto para me esclareceres 🙂 .

Cheguei, no entanto, rapidamente a uma conclusão: estas plantas devem ser plantadas com bastante espaço entre elas. Falam entre 30 a 50cm de distanciamento e neste momento tenho umas 5 dentro de um pequeno copo. Para a próxima coloco uma ou duas sementes por copo. Sempre a aprender 😉 .

Faz apenas no dia 29 um mês que coloquei as sementes no copo e neste momento estão assim:

Hortelã

A Hortelã morreu. É essencialmente isso.

Para além do corte ser muito pequeno, como já me tinham alertado, aconteceu esta semana um acidente. Eu tinha a planta num pequeno copo com água na marquise e durante a semana passada a planta caiu do copo sem que eu me tivesse apercebido, ficando lá assim durante algum tempo. Plantas sem água já se sabe o que acontece.

Vou fazer nova tentativa para breve, no entanto.

Manjericão

Passei a ter 4 plantas de Manjericão em vez de 5: perdi uma esta semana.

Começaram a aparecer pequenas folhas verdadeiras e fiz este sábado a primeira rega com fertilizante.

Vamos lá ver como estas plantas se safam.

As plantas de Manjericão estão assim:

 

E assim vai o parapeito da janela da Horta Urtiga. Até ao próximo artigo!