Apareceu oídio na sementeira

Artigo pertence a: O parapeito da janela

Hoje trago más notícias. De domingo para segunda-feira apareceu no parapeito da janela da Horta Urtiga oídio(pelo menos assim parece).

As plantas que estavam com um ar tão saudável no sábado ficaram cheias de manchas e com um aspeto horrível.

A verdade é que o substrato já apresentava alguns sinais de fungos mas como as plantas estavam a crescer bem não me preocupei. Erro meu. Como ontem estava por casa e tinha o meu ajudante disponível, optei por tomar logo medidas que passaram por tentar salvar as plantas que podiam ser salvas antes que isto se propagasse.

O que optei por fazer

Essencialmente, o fungo atacou as rúculas, como tal, das três que ainda tinha, optei por deitar duas fora e ficar com a que aparentemente não tinha qualquer problema. Espero não me vir a arrepender de ter poupado esta planta.

As alfaces estavam com bom aspeto e plantei três na varanda e duas em sacos de cultivo. Relativamente a estas alfaces e à rúcula que salvei, tive o cuidado de remover a maior parte do substrato junto às raízes.

Pelo menos no caso das alfaces sei que as raízes não devem ser perturbadas mas a alternativa era deixar que o fungo entrasse em contacto com o substrato que está bom nas caixas de cultivo.

Coloco de seguida algumas imagens de como as as alfaces do parapeito da janela ficaram:

Aproveitei também a oportunidade para transplantar as Gypsophilas. Coloco algumas imagens de seguida:

A origem deste problema

Parece-me que o que esteve na origem deste problema foi o facto de ter utilizado nos alvéolos onde semeei estas plantas substrato de anos anteriores, que podem estar sujeitos a fungos e outros elementos que prejudicam o desenvolvimento das plantas.

Alguns dias após ter semeado as alfaces e as rúculas começaram logo a aparecer no substrato alguns indícios de fungos e eu não prestei muita atenção.

Para a próxima terei mais cuidado: substrato acabado de fazer!

Apesar deste artigo ser sobre uma peste, o que me vai ficar na memória é o ajudante que se prontificou a ajudar-me a resolver o problema. Daí a imagem de destaque! 😉 Estamos todos a aprender.