O primeiro tomate da Horta Urtiga

Artigo pertence a: A varanda

Este final de semana foi muito chuvoso, ventoso e a temperatura caiu vertiginosamente. Se não tivesse feito a poda dos tomateiros a semana passada e não os tivesse estacado, muito provavelmente teriam partido. A Horta Urtiga é um local muito ventoso!

Apesar do mau tempo, hoje fui à varanda tirar umas fotos para atualizar o site e reparei em algumas coisas que, como habitualmente, partilho contigo:

Tomateiros

Os tomateiros estão muito altos e já ultrapassaram metade da altura da estaca. Uma coisa que me apercebi relativamente a esta planta é que depois de estar bem implementada cresce muito depressa (já o ano passado foi assim). Se continuar a crescer desta forma, no final de maio já estará no topo da estaca e nesse caso, com tanto calor ainda pela frente, vou ter que optar por deixar alguns “chupões” desenvolverem-se. Quando chegar essa altura ponho-te a par do que farei 😉 .

Hoje vi o primeiro tomate deste ano na Horta Urtiga. Estou entusiasmado 🙂 . Já todos os tomateiros têm flores e, nesse aspeto, a coisa está a correr bastante bem.

Depois de na semana passada ter feito a poda aos tomateiros, coloquei em água alguns dos ramos que cortei para tentar que eles criassem raízes. Passada uma semana, apesar de ainda não existirem raízes, as folhas estão com um ar saudável.

Os pimenteiros

O Pimenteiro Branco e o Pimenteiro Padrón continuam a desenvolver folhas. Para além das imagens atuais, coloco também em baixo a imagem do Pimenteiro Branco quando o transformei num “pau verde” 🙂 . É impressionante mas desde essa altura passaram apenas duas semanas.

Quanto aos restantes pimenteiros (vermelhos e amarelo), um deles já apresenta bastantes folhas, dois deles começam a apresentar pequenas folhas junto à base do caule e um deles ainda não deu sinais de vida.

Acredito que o crescimento que obtive esta semana foi graças ao calor que se fez sentir durante alguns dias, mas tenho a sensação que estas quebras acentuadas de temperatura não fazem nada bem aos pimenteiros. Aprendi este ano que não se podem apressar os pimenteiros e para o ano só vou colocar as plantas na varanda quando as temperaturas mínimas forem pelo menos superiores a 10º.

As Courgettes

Como mencionei a semana passada, há uma Courgette que é muito maior que a outra. A mais pequena parece que atrofiou e não tem um ar tão saudável.

O tamanho destas plantas começa a ser preocupante. Plantei as Courgettes há cerca de um mês e já têm folhas que são do tamanho da minha mão (e eu não tenho as mãos pequenas). Qualquer dia deixo de ver o chão da varanda da Horta Urtiga 😉 .

Folha de Courgette

As alfaces

As alfaces da Horta Urtiga estão com muito bom aspeto e já têm dado para fazer umas belas saladas:

  • A alface que ofereceram quando comprei as plantas tem sido alvo de algumas colheitas.
  • As alfaces da experiência estão com muito bom ar e para a semana já podem começar a ser colhidas.
  • As alfaces que tiveram que ser transplantadas à pressa por causa do problema com o oídio já estabilizaram e recuperaram vivacidade.

A rúcula

O problema com o oídio surgiu primeiro nas rúculas que tinha no parapeito da janela. Das seis que tinha semeado perdi três nos primeiros tempos e mais duas com o oídio. Houve apenas uma rúcula, não sei se te recordas, que se safou e é dela a imagem que coloco de seguida. Está a desenvolver-se bem 😉 !

Rúcula

O Tempo

Na próxima semana vai estar vento, chuva e frio. Há dois elementos positivos, no entanto:

  •  As temperaturas mínimas não serão abaixo dos 10º (pelo menos segundo a meteorologia).
  • Por causa da ventania na varanda não tenho que me preocupar com a polinização dos tomateiros.

 

Até ao próximo artigo!