A primeira semana da Horta Urtiga

Artigo pertence a: A varanda

Faz hoje cerca de uma semana que plantei a horta urtiga e o tempo não tem estado nada bom. Hoje de manhã, inclusivamente, caiu granizo.

Talvez me tenha precipitado quanto à data de começar a plantar as coisas mas agora é ver no que dá. Quanto mais não seja fica a experiência.

À primeira vista as plantas parecem-me bastante bem, no entanto.

Os tomateiros

Apesar do tempo frio que se tem feito sentir, os tomateiros parecem-me ligeiramente maiores e com uma cor saudável. Têm algumas das primeiras folhas escuras mas isso é normal.

 

Tomateiro após uma semana

Os Pimenteiros

Os Pimenteiros parem-me um pouco claros. Julgo que esta é uma planta que lida mal com as temperaturas frias e tenho receio que não desenvolvam grande coisa. De qualquer forma, só o facto das plantas não estarem a tombar é para mim um sinal que estão bastante fortes.

Outro problema relacionado com os pimenteiros foi o facto de eu não ter identificado o que comprei. Por essa razão, tive que adivinhar qual era o quê. Idealmente, devo ter três pimenteiros vermelhos e um amarelo numa caixa, um pimenteiro padrón noutra e um branco noutra. Vamos ver quando eles começarem a crescer ☺.

Pimenteiros

As Courgettes

É a primeira vez que planto courgettes e confesso que só conheço a planta de vídeos do YouTube (é um sinal dos tempos ☺).

A courgette é de longe a planta que se deu melhor com o tempo que esteve, aparecendo inclusivamente folhas novas. Estou com grande expectativa para ver no que dá.

Courgette após uma semana

Experiência com as alfaces

Esta semana resolvi fazer uma experiência com as alfaces que consiste em semear um grande grupo delas juntas.

Normalmente coloco-as separadas de forma a que cresçam bastante e à medida que vão crescendo vou retirando as folhas exteriores para ter uma colheita contínua. Ao colocar várias sementes juntas nenhuma das plantas vai crescer na totalidade, no entanto, irei ter várias pequenas folhas que vou colhendo, dando espaço a outras para crescerem.

O tempo na horta urtiga para a próxima semana

Estive a consultar a meteorologia e a aproxima semana terá  temperaturas máximas de cerca de 15 graus e mínimas de cerca de 10 graus com algumas noites com temperaturas a descerem até aos 8 graus. Tudo regadinho a chuva, claro está.

Vamos ver como se safa a horta urtiga ☺