Polinização de Tomateiros

Artigo pertence a: O baú da Horta Urtiga

Este é o primeiro artigo da área do site chamada Baú da Horta Urtiga, uma área que tem como objetivo conter todo o conteúdo que não fica datado. É a área do conhecimento da Horta Urtiga 🙂 !

Como esta semana na Horta Urtiga apareceu a primeira flor de tomateiro completamente aberta, achei que seria uma boa altura para explicar de que forma se pode fazer manualmente a polinização dos tomateiros, porque se deve fazer e, para quem não sabe, como é que a natureza costuma resolver este assunto.

De que forma a polinização das flores do tomateiro é feita na natureza

A polinização das flores consiste em fazer com que o pólen caia das anteras sobre o estigma, dois constituintes destas flores. Não quero ser muito técnico mas vale a pena perceber que as anteras estão afastadas do estigma (que é um filamento no centro da planta) e que, se não existir algo que faça com que o pólen passe de uma parte para a outra da flor, os frutos nunca vão aparecer. É essencialmente isto e é por isso que a polinização e tão importante: sem polinização não há frutos.

A polinização natural é feita essencialmente de duas formas. Através do vento que, ao abanar os tomateiros, faz com que o tal pólen caia sobre o estigma e através de abelhas (algumas espécies) que através da vibração das suas antenas fazem com que aconteça o mesmo efeito. Há estufas que inclusivamente têm abelhas residentes para fazer este trabalho.

Porque se faz a polinização manual

A polinização manual faz-se porque na maior parte das vezes não há abelhas e o vento pode não ser suficiente. Ao fazeres a polinização manual estás a garantir uma taxa de sucesso muito elevada e um maior aumento de frutos.

Se tiveres o tomateiro numa marquise, por exemplo, é difícil existir vento e espero que nunca apareça lá uma abelha 😉 !

Quando se deve começar a fazer a polinização manual

A polinização manual das flores de tomateiro deve começar a ser feita a partir do momento em que as flores começam a abrir.

Qual a forma que utilizo na Horta Urtiga para polinizar

Na Horta Urtiga o que sempre fiz e que me tem trazido grande sucesso é abanar as flores uma a uma. Pode parecer uma coisa dantesca mas é algo que se faz rapidamente e, para quem tem poucos tomateiros, aconselho vivamente.

Fiz um pequeno vídeo que coloco de seguida que demonstra de que forma é feito este procedimento.

Boas polinizações e até ao próximo artigo!