O Manjericão germinou!

Artigo pertence a: O parapeito da janela

Enquanto lá fora o tempo não tem sido amigo, cá em casa a temperatura mantém-se agradável e as plantas agradecem. Apesar de na imagem de destaque estar a Gypsophila, o destaque esta semana vai para o Manjericão, que germinou. Isso quer dizer que consegui recolher com sucesso sementes e, sobretudo, que as soube guardar 🙂 .

Alface e Rúcula

A Alface e a Rúcula continuam a crescer bastante bem, apesar de agora estar reduzido a 3 rúculas. Desde que começaram a aparecer as “folhas verdadeiras” nas alfaces que o crescimento tem sido bastante rápido. Estas plantas foram semeadas faz dia 21/04 um mês e parecem-me bastante bem. A rúcula parece-me ter um crescimento mais lento.

Neste momento as plantas estão assim:

Gypsophila

Gypsophila está a crescer também muito bem e vou tentar ler na próxima semana qual a melhor altura para transplantar estas flores. Vou tentar passá-las para um saco de cultivo para ver se crescem mais à vontade.

À semelhança das alfaces, também estas planta, desde que aparecem as folhas verdadeiras, crescem muito de dia para dia. Este verde é um regalo para a vista.

Estas sementes foram colocadas no copo no dia 29/03 e estão com cerca de 19 dias. Neste momento estão assim:

Hortelã

A Hortelã ainda não ganhou raízes, mas também não morreu. Tenho mudado a água regularmente no copo e as folhas não me parecem estar com mau aspeto, mas é sabido que as ervas aguentam bem cerca de 2 semanas em água até caírem para o lado. Pode ser esse o caso 🙂 . Num grupo no Facebook deram-me indicação que o corte que trouxe para casa é demasiado pequeno. Vamos lá ver!

Para  a semana tiro fotos…

Manjericão

Na varanda da Horta Urtiga, o Manjericão foi a principal alegria desta semana. Até ao momento, dos 6 alvéolos que semeei, nasceram 5 plantas. É uma taxa de sucesso impressionante que pode até chegar aos 100%.

Essencialmente, depois de retirar as sementes das flores secas, guardei-as num envelope junto às outras sementes sem qualquer cuidado especial. Nada de muito científico. É uma sensação fantástica ver uma semente que recolhemos a germinar. Aconselho-te vivamente a fazeres o mesmo!

Quando chegar a altura, irei documentar de que forma extraí as sementes para te poder mostrar.

Seguem algumas imagens das pequenas sementes já germinadas:

E assim vai o parapeito da janela da Horta Urtiga. Até ao próximo artigo!