A baú da horta urtiga é o local onde guardo todos os materiais que utilizo na horta, seja substrato, adubo ou sementes. Nesta área do site coloco informação sobre os materiais e as técnicas que utilizo.

O baú da Horta Urtiga
Mudas de tomateiro

Como podar tomateiros

Os tomates são, sem margem para dúvidas, um dos melhores frutos que se pode cultivar. Para quem nunca plantou tomateiros, ver as flores a formarem-se pela primeira vez e a darem lugar a frutos posteriormente é algo realmente mágico. Não te esqueças que para haver frutos é preciso polinizar os tomateiros! O ano passado, na minha…

Ler Mais
Substrato feito

O substrato da Horta Urtiga

Na Horta Urtiga, o substrato que utilizo quer para as sementeiras quer para plantar é sempre o mesmo: coco com perlite ou vermiculite. É só isso numa proporção de mais ou menos 75% de coco para 25% de perlite ou vermiculite. Tem em atenção que este substrato é estéril e não contém nutrientes para as plantas…

Ler Mais
Folhas verdadeiras da rúcula

As folhas verdadeiras

Quando as plantas germinam, normalmente aparecem duas pequenas folhas assim que a plantam emerge da terra. Essas pequenas folhas chamam-se Cotilédone e têm uma função muito diferente das outras folhas: enquanto as folhas normais têm como objetivo fazer a fotossíntese para que a planta possa obter os nutrientes de que precisa para crescer, estas folhas têm…

Ler Mais
Flores de Tomateiro

Polinização de Tomateiros

Este é o primeiro artigo da área do site chamada Baú da Horta Urtiga, uma área que tem como objetivo conter todo o conteúdo que não fica datado. É a área do conhecimento da Horta Urtiga 🙂 ! Como esta semana na Horta Urtiga apareceu a primeira flor de tomateiro completamente aberta, achei que seria…

Ler Mais