As novidade da Horta Urtiga

Artigo pertence a: A varanda

Nas duas últimas semanas a Horta Urtiga cresceu bastante a apareceram as primeiras flores e respetivos frutos na Courgette.

Corro o risco de me tornar repetitivo mas o tempo tem sido realmente esquisito. Há dias em que está sol e o tempo está magnífico e há outros em que chove torrencialmente e até granizo cai. Tendo em conta isto, a horta tem-se comportado lindamente.

Tomateiros

Os tomateiros estão gigantescos e na próxima semana tenho que decidir qual será o próximo passo, uma vez que já ultrapassaram a altura da estaca.

Os tomateiros foram plantados no dia 2 de abril, portanto, demoraram cerca de 2 meses a ficar neste “estado” 😉 .

Notam-se ainda algumas manchas castanhas nas folhas mas o tratamento que fiz com Óleo de Neem parece que teve alguns resultados.

 

Tomateiros

Os pimenteiros

O pimenteiro padrón está com bom aspeto e parece-me que se continuar calor nos próximos dias irão aparecer flores e os respetivos frutos.

O pimenteiro branco está muito robusto mas bastante pequeno. Acho que tem a ver com o facto de estar plantado numa caixa de cultivo muito baixa. Vou estar atento.

Os outros pimenteiros estão a crescer, é apenas o que posso dizer.

Os pimenteiros estão há 2 meses na terra.

A Courgette

A Courgette teve um período magnífico em que haviam flores a brotar por todo o lado e nos últimos dias, apesar de ter um fruto pronto a ser apanhado, tem vindo a ficar com as folhas cheias de oídio. É uma planta que lida mal com a chuva. Vou fazer hoje um tratamento com Óleo de Neem.

Para que aparecesse o primeiro fruto tive que polinizar uma flor fêmea com o pólen de uma flor macho. Foi uma experiência engraçada sobre a qual vou preparar um vídeo daqui por uns dias. 😉

Coloco de seguida algumas fotos.

As alfaces e rúcula

As alfaces (principalmente) e a rúcula continuam a ter uma produção excelente que permite obter uma colheita quase diária. O ano passado não me lembro de ter tanto sucesso com as alfaces.

Numa próxima oportunidade vou experimentar outro tipo de rúcula. Apesar desta que plantei ser muito saborosa, parece-me que produz pouca quantidade de folhas.

 

Alfaces na varanda

O tempo

Sem comentários… 🙂

Até ao próximo artigo!