É altura de podar e estacar os tomateiros na Horta Urtiga

Artigo pertence a: A varanda

Esta semana resolvi podar e estacar os tomateiros da Horta Urtiga. Apesar de não ser um procedimento obrigatório, no meu caso concreto preferi porque vai permitir às plantas terem mais espaço e aumentar a circulação de ar.  Se não fizesse a poda, como tenho os tomateiros muito juntos eles iam-se emaranhar uns nos outros havendo muito pouco espaço para o sol penetrar.

Nos próximos dias irei escrever um artigo no Baú da Horta Urtiga sobre a forma como é feita a poda dos tomateiros.

Faço de seguida um ponto de situação relativo às diferentes plantas que estão na varanda da Horta Urtiga.

Tomateiros

Os tomateiros, como disse em cima, estão já todos podados e estacados. Esta semana já todos tinham flores e por isso estive a fazer a polinização manual.

Coloco de seguidas algumas imagens antes e depois da poda.

Vou aproveitar alguns dos ramos que podei para fazer uma experiência que já li mas que nunca experimentei. Vou colocar esses ramos em água, como fiz com a Hortelã, para ver se eles criam raízes. Se criarem raízes não sei o que vou fazer com essas novas mudas de tomateiro uma vez que não tenho mais espaço, mas venham as raízes e depois logo se vê 😉 .

Os pimenteiros

Depois da grande poda que dei aos pimenteiros na passada segunda-feira não estava à espera de grandes recuperações até ontem, mas a verdade é que tive algumas surpresas.

O “pau verde” em que transformei o pimenteiro branco já está coberto de folhas e parece que ganhou vida nova.

Quanto aos restantes pimenteiros, o de Padrón parece-me que já começa a recuperar e os outros ainda não deram sinais de vida. Vou aguardar os próximos dias para ver no que dá! 🙂

Os pimenteiros neste momento estão assim. Aconselho-te a veres pelo menos a foto do Pimenteiro Branco.

As Courgettes

As Courgettes têm estado a crescer bem e há uma que é visivelmente maior que a outra.

Esta semana apercebi-me que em ambas as plantas estavam a começar a aparecer algumas pintas brancas e suspeitei logo de Oídio. De forma preventiva cortei as folhas que apresentavam esses sintomas, mas li num artigo que há espécies de Courgette cujas folhas têm naturalmente manchas brancas que podem parecer Oídio, mas sem o ser. Espero que seja esse o caso 😉 .

As Courgettes estão assim:

Courgette

As alfaces

A experiência com as alfaces tem estado a correr bem e o aglomerado de folhas tem um aspeto muito bonito.

Estas alfaces foram semeadas no dia 9 de abril, ou seja, estão com cerca de 20 dias.

Coloco uma imagem de seguida:

Alfaces

As alfaces e a rúcula que trouxe para a varanda, depois da aventura da semana passada, ainda estão muito murchas e a recuperar. A alface que já tinha, que veio de oferta com as outras plantas, já me deu umas folhas para uma salada.

Estava muito boa!

A varanda da Horta Urtiga

Aproveito a oportunidade para colocar duas imagens de como está a varanda da Horta Urtiga: na perspetiva de quem está cá fora e na perspetiva de quem está dentro de casa.

O Tempo

Na próxima semana vais estar muito bom tempo na Horta Urtiga com um dia a chegar aos 27º.  As temperaturas mínimas superiores a 10º também são fantásticas. Os pimenteiros não têm desculpa!

A partir de sexta-feira parece que a chuva vem novamente e isso pode trazer algumas chatices, principalmente para os tomateiros, mas vamos indo vamos vendo 🙂 .

Até ao próximo artigo!