Alfaces: limpar a caixa de cultivo e voltar a semear

Artigo pertence a: A varanda

Quando surge o tempo quente as alfaces começam a espigar. Basicamente, isso quer dizer que surge uma haste no meio da planta que por sua vez gera flores e respetivas sementes. É a forma natural das alfaces se reproduzirem. A partir do momento em que esta haste se começa a formar as folhas ficam com um mau gosto e é altura de descartar a planta.

Neste momento não tenho qualquer alface plantada exatamente por causa das temperaturas elevadas, mas partindo do princípio que daqui por cerca de um mês as temperaturas estarão mais amenas, acho que esta é a altura ideal para voltar a semear de acordo com a estratégia que resultou melhor anteriormente: pouco ou nenhum espaçamento entre plantas de forma a ir colhendo e irem aparecendo cada vez mais alfaces.

O objetivo é que as alfaces fiquem assim:

Alfaces na varanda

Reutilizar as caixas de cultivo

Utilizei para plantar a alface a caixa da primeira vez, tendo o cuidado de remover a faixa de fertilizante já utilizada e as raízes das anteriores alfaces. O meu filho ajudou, o que tornou a tarefa bastante mais simples e agradável. 🙂

Depois de tudo limpo foi só aplicar nova faixa de fertilizante, humedecer o substrato, espalhar as sementes, tapá-las ligeiramente e encher o reservatório com água.

Estando este processo finalizado, basta esperar e ir adicionado água ao depósito regularmente. Daqui por um mês deverei ter folhas de alface prontas a colher.

Coloco de seguida algumas imagens do processo:

Simples e fácil.

Até ao próximo artigo!